quinta-feira, 13 de junho de 2013

Reunião mensal do Grupo Centauro ouve O Secretário Executivo do CONSESP.



Dia 11 de junho, segunda terça feira do mês, no Clube Farrapos, o Grupo Centauro teve a oportunidade de ouvir o Tenente Coronel da Brigada Militar, Marco Vinicius Aguirre Gouvea, Secretário Executivo do CONSESP - Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública.

O Tenente Coronel Aguirre está desempenhando uma atividade de destaque nacional, numa estrutura organizada pelos Secretários Estaduais de Segurança Pública. O CONSESP é pouco conhecido do público e até mesmo dos próprios policiais.

Na palestra, o TC Aguirre informou as atribuições do CONSESP como sendo uma entidade representativa dos Secretários, que tem como objetivo discutir e traçar estratégias para o enfrentamento da criminalidade.

O Conselho desenvolve uma atividade de grande responsabilidade e de relevância em todos os níveis da segurança pública, pois os problemas estaduais são tratados de forma global por todos os estados e levados à apreciação dos Secretários que, em decisão coletiva, apresentam soluções e dão encaminhamento junto aos demais setores do Governo Federal. Anualmente são definidas as Câmaras Temáticas, nas quais os problemas são escolhidos e debatidos. 

O CONSESP é um elo entre as polícias e a SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública - para onde são encaminhadas as sugestões para a solução dos problemas da segurança pública em nível nacional.

Atualmente estão em desenvolvimento as Câmaras de Tecnologia da Informação, Informações e Enfrentamento do Crime Organizado, sendo que a implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública está em ritmo acelerado, o qual permitirá a integração de todas as polícias brasileiras.

As informações trazidas pelo TC Aguirre foram importantes para atualizar o conhecimento dos Oficiais de Nível Superior de como está sendo processada a política de segurança pública no país  e quais as atividades que estão sendo desenvolvidas para a solução de problemas da Segurança Pública. Também ficou claro que os Estados e a União buscam agir de forma conjunta e organizada para o enfrentamento da criminalidade.

Após foi servido o jantar de confraternização.