quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O que disse o Ex Cmt Geral, Coronel Pafiadache


Dia 11 de setembro, na tradicional reunião jantar de confraternização do Grupo Centauro, o palestrante foi o nosso Ex Cmt-Geral, Coronel Nelson Pafiadache da Rocha, que brindou os presentes com dados, preocupações e, principalmente, com o relato de algumas situações, frutos da experiência de ter executado a missão de Cmt-Geral.  Disse que dessa missão, prazerosa, mas muito difícil, foi possível extrair experiências e conhecimentos, vivenciar muitas situações que desde aquela época, vem sendo dadas ao conhecimento público e que continuam a ser preocupações permanentes daqueles que defendem a Corporação.

A principal preocupação de todos os integrantes da BM é a manutenção das Polícias Militares com seu status, remuneração, previdência e saúde. Esse conjunto tem de nos fazer refletir sobre o crescimento de outras organizações e a “imprescindibilidade” da BM, lembrando que o “novo sempre vem”.

As ameaças efetivas, ou cogitações, pairam sobre a comunidade das PM, mas por outro lado temos que nos preocupar com saídas seguras. Diante desse quadro existem oportunidades reais, que podem, se vislumbradas adequadamente, fazer-nos escolher os caminhos a seguir.

A preparação para o futuro é agora, através de estudos, reflexões, critérios, metodologia de trabalho e ação. As velhas e sempre presentes perguntas devem ser respondidas: Onde? Quem? Quando? E, como?

O trabalho deverá ser bem feito, pois assim a colaboração ficará imprescindível e cada um, com a sua opinião e contribuição, será ouvido e terá recepcionado os seus pleitos.

Parabéns ao Coronel Pafiadache, liderança sempre presente em todas as frentes que a Brigada Militar se apresenta, pela disponibilidade de trazer sua contribuição para a discussão fecunda em prol da existência de nossa quase bicentenária Corporação.

Após, como sempre, foi servido o jantar de confraternização e durante o jantar era repetida a citação: “Ao jardineiro não basta plantar a mais bela das flores é necessário rega-la todos os dias para que ela continue vivendo”. Concluiu-se pela necessidade de engajamento dos Oficiais, da Ativa e da Reserva, nas discussões sobre a Instituição, para que seja formada uma barreira intelectual e operosa contra os maus agouros que rondam as Polícias Militares.