sábado, 21 de abril de 2012

Manifesto

O Grupo Centauro dentro dos mais lídimos princípios democráticos e fiel  a sua independência e aos objetivos definidos ao longo de dois anos de discussão e estudos nas reuniões de trabalho, todos elaborados no sentido de ajudar a CNS a ser reconhecida no seu devido patamar e a valorização do Capitão como membro inicial da carreira. Desde o inicio propugna pela paridade de vencimentos com as demais carreiras jurídicas do Estado e em especial dos Capitães com o Delegado de 1ª, bem como a defesa dos direitos e prerrogativas dos Oficiais. 

Diante dos acontecimentos e da aceitação pela ASOF da proposta salarial do Governo, informa:

- Vemos com apreensão as decisões tomadas, de forma monocrática, contrariando a decisão da Assembleia Geral que definiu os rumos que a diretoria da associação deveria tomar, em especial, a defesa da paridade salarial com os Delegados de Polícia;

- Que a aceitação precipitada da proposta salarial do Governo, apesar de aparentemente e momentaneamente ser atraente, para Majores a Coronéis, sepultou o anseio dos Capitães que lutam há quase vinte anos por direitos iguais aos seus pares, de mesmo grau, dentro da própria secretaria. O Capitão só atingirá esse patamar se tiver, no mínimo, 15 anos de serviço;

- Isso aconteceu em face da forma secreta que agiu a nossa associação ao desrespeitar a decisão anterior da AG e a não convocação para decidir;

- Desta forma entendemos que abdicamos da nossa autonomia e decretamos o fim de nossa carreira, uma vez que as decisões salariais serão tomadas como um todo (CNS e Nível Médio), ficando assim a única carreira de Nível Superior com essa amarra legal.


terça-feira, 17 de abril de 2012

Proposta do Governo ao Nível Superior

Clique para ampliar.

CONFIRA:

Os percentuais de verticalidade propostos são aplicados sobre o total da remuneração inicial do Posto de Coronel composta pela soma dos seguintes itens: Básico, GIAP e FG;

domingo, 15 de abril de 2012

Quem, afinal, pode investigar?



“Muitos colegas de profissão perguntam-me o que acho sobre a constitucionalidade da investigação promovida pelo Ministério Público e/ou pela Polícia Militar. Após a indagação, esperam de mim, com olhos e ouvidos curiosos, uma resposta jurídica atual e convincente que agrade aos seus pontos de vista. ‘Amigo. Hoje, sou Delegado de Polícia. Em poucos anos, estarei aposentado. Serei, então, um cidadão comum. Tenho, hoje, uma linda e jovem filha. Ela é, para mim, mais que um presente de Deus, ela é a própria imagem dele. Você acredita, portanto, que estou preocupado sobre quem pode investigar e, consequentemente, retirar das ruas o traficante que poderia um dia viciá-la, estuprá-la ou matá-la?’ É chegada a hora, pois, de se colocar um basta a qualquer possibilidade de discórdia entre os órgãos incumbidos de promover a pacificação social em nosso País. É preciso investir como nunca em segurança pública e exigir que os seus entes estatais executem, cada um no seu quadrado, ou não, conforme as vicissitudes de cada conjuntura, tudo aquilo que lhes competir, sempre jungidos na mais plena e incorruptível harmonia”. Estudo como esse, de autoria do Dr. Roger Spode Brutti, você poderá encontrar na Revista SÍNTESE Direito Penal e Processual Penal.

Texto encaminhado pelo Coronel RR Ludovicus Ferreira Filho.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Eventos da semana do Policial

Programação da semana do Policial com os respectivos eventos. Confira abaixo e compareça, sua presença é importante no prestigio da Instituição.

DATA-HORA
EVENTO
LOCAL
100900 ABR 2012
TORNEIO DE TIRO PARA A IMPRENSA
LINHA DE TIRO DO CMB
151000 ABR 2012
APRESENTAÇÃO DA BANDA DA BM E EXPOSIÇÃO
BRIQUE DA REDENÇÃO, GASÔMETRO
160800 ABR 2012
TORNEIO DE FUTSAL PARA SOLDADOS
APM
160800 ABR 2012
OLIMPÍADAS CBAPM E CTSP EsBo
APM
160800 ABR 2012
TORNEIO DE FUTSAL PARA SARGENTOS
APM
170800 ABR 2012
TORNEIO DE FUTSAL PARA OFICIAIS
APM
170800 ABR 2012
TORNEIO DE FUTSAL FEMININO
APM
170800 ABR 2012
TORNEIO DE VOLEIBOL MISTO
APM
171300 ABR 2012
NATAÇÃO E DUATHLON
PISCINA DA APM
171500 ABR 2012
RECEBIMENTO DO TÍTULO DE CIDADÃO EMÉRITO DE POA PELO CMT-GERAL
CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE
18 1000 ABR 2012
TORNEIO TIRO POLICIAL – RESERVA ALTIVA
CMB – LINHA DE TIRO
181100 ABR 2012
APRESENTAÇÃO DE OCORRÊNCIA SIMULADA GATE E BAvBM
LARGO GLÊNIO PERES PORTO ALEGRE

181200 ABR 2012
ALMOÇO DE INTEGRAÇÃO
CLUBE FARRAPOS
181700 ABR 2012
RÚSTICA DA BM
AV BEIRA-RIO PORTO ALEGRE
181800 ABR 2012
FORMATURA COMEMORATIVA AO DIA DO POLICIAL
APM
182000 ABR 2012
COMENDA DA BM CRPO ALTO JACUÍ
CRUZ ALTA
191600 ABR 2012
SOLENIDADE NO PANTEÃO DA BM
RESERVA ALTIVA
APM
191730 ABR 2012
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS LIVRO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA
MBM – AV DOS ANDRADAS, PORTO ALEGRE
16 A 21 ABR 2012
PROGRAMA BRIGADA ORIENTA
PORTO ALEGRE

Reunião mensal aborda ciclo completo de Polícia e outros temas


Coronel Afonso
Dia 10, terça feira, no Clube Farrapos, no tradicional jantar de confraternização e estudos do Grupo Centauro, os presentes ouviram a excelente palestra do Coronel RR Alberto Afonso Landa Camargo sobre o Tema “Poder/dever”, cujo resumo é transcrito a seguir em face da importância e da necessidade do conhecimento para debates futuros.
RESUMO
Em especial entre as polícias militares e civis há conflitos que versam sobre as respectivas competências. O argumento mais comum usado faz referências a uma suposta exclusividade ditada pela CF nas competências destas organizações.

Ao analisarmos o art. 144, da CF, verifica-se que o único dispositivo que fala em exclusividade é o seu inciso IV, do parágrafo 1º, que se refere à polícia federal.
Ora, se o legislador referiu a exclusividade em um único dispositivo é porque não pretendia que ela existisse para as demais competências.

O mesmo se aplica às argumentações que conduzem à uma suposta exclusividade da autoridade da polícia judiciária para cumprir mandados judiciais em geral. Para isto, os interpretadores citam o art. 4º, do CPC.

O referido artigo, longe de atribuir uma exclusividade à autoridade policial, atribui-lhe apenas mais uma tarefa a ser executada, dentre tantas outras que tem.

O que deve ser considerado é quando a missão se constitui num dever e quando não passa de um mero poder. Assim, as polícias militar e civil têm o dever, e disto não se podem furtar, de executar as missões constitucionais que lhes são previstas, mas não se pode negar o poder de exercer outras que não sejam de exclusiva competência de outrem. Até porque não se pode estabelecer uma divisão matemática entre as missões que cabem a cada uma. Cita-se como exemplo a questão da persecução criminal que empreende a polícia administrativa quando se depara com um crime que não conseguiu evitar.

Estas questões, que muito mais causam mal do que bem à sociedade, podem ser resolvidas com a regulamentação do parágrafo 7º, do art. 144, quem sabe atribuindo-se o ciclo completo a ambas as polícias e definindo formas de atuações exclusivas, cujos estudos poderiam conduzir à uma melhor forma dividindo-se as circunscrições por número de habitantes, por regiões, por classificação de delitos, o que é favorecido hoje pelos considerados de pequeno potencial ofensivo e aqueles de ofensividade maior.

 Durante o jantar foram abordados os seguintes assuntos:

1. Proposta salarial apresentada pelo Governo ao Nível médio restabelecendo a verticalidade entre os graus hierárquicos. O Grupo Centauro entendeu como justa e reafirma que por várias vezes pronunciou-se em defesa da verticalidade, agora, felizmente, as categorias irão reivindicar juntas e não precisarão criar animosidades como estava acontecendo. Quanto maior o reajuste dado aos Oficiais, igualmente atingirá os subordinados. A verticalidade garante justiça salarial e unicidade à corporação. Parabéns ao Governo e ao Comando da Brigada Militar. Entretanto vamos aguardar a divulgação da política salarial que será adotada e o reajuste de vencimentos ao Coronel, que passou a ser à base de todos os cálculos, e que definirá o salario dos postos e Graduações da nossa Brigada.

2.  Proposta da Associação dos Tenentes para a promoção, por antiguidade a Capitão. Essa proposta é inviável, pois existe concurso público para o provimento das vagas e coloca como requisito fundamental o bacharelado em direito.

3.   A participação nas eleições da AsOfBM ficou para ser definida na quinta feira dia 19, em reunião extraordinária, ás 20 h no Clube Farrapos.

Mais uma vez a confraternização foi o ponto alto do encontro. O prestigio ao Oficial mais antigo, como presidente dos trabalhos, passou a ser costume.

Obrigado, já temos mais de “Vinte Mil” visitas ao Blog.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Proposta do Governo ao Nível Médio


ZERO HORA 11/04/2012

Em reunião ontem à tarde, o governo do Estado apresentou sua proposta para aproximar os menores dos maiores salários da Brigada Militar. O objetivo do Estado é atender uma antiga demanda dos profissionais de nível médio da corporação – a verticalidade salarial.

A proposta foi detalhada pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana. Para atingir a verticalidade na proporção desejada, como forma de antecipação, o Executivo propôs um reajuste de 6% em novembro de 2012 para todos as graduações e postos de nível médio. O Piratini pretende fazer com que os soldados da Brigada Militar recebam 21% dos vencimentos dos coronéis em 2013. Para 2014, o objetivo é elevar os ganhos dos soldados a 23% dos salários dos coronéis.

A reação à oferta do governo por parte dos brigadianos foi de cautela. A verticalidade é uma demanda de quase duas décadas da categoria. No final de março, 11 entidades ligadas à Brigada lançaram uma campanha para cobrar do governo Tarso Genro a evolução salarial de soldados, cabos, sargentos e tenentes perante os coronéis.

Até agora, apenas a Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf) conheceu a proposta formalmente. O presidente da entidade, Sargento Leonel Lucas, afirmou que a proposta deve ser apresentada aos colegas na semana que vem. Ele disse considerar positiva a iniciativa do Piratini de buscar a verticalidade, que acabou em 1992 no governo de Alceu Collares.

– Se a proposta for aprovada pela categoria, a briga por reajustes passará a ser de todos, de soldado a coronel, este é o maior ganho. É um bom começo, vamos ver o que os colegas acham – afirma.

Para Olivo Moura, vice-presidente da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM), é necessário cautela. Embora a proposta já tivesse sido divulgada pelo Piratini, ele preferiu esperar um chamado da Casa Civil para discutir, o que ocorrerá possivelmente amanhã.

– Só podemos ter posição depois de receber a proposta formalmente – disse.

Pestana ressaltou que o governo faz esforços para satisfazer o anseio dos brigadianos pela verticalidade – no início do ano passado, os soldados recebiam o equivalente a 11% do vencimento dos coronéis.

– Em 2011, já concedemos reajuste de até 23,5% para os soldados da BM, cuja a última parcela será paga agora, em abril. Nossa política de reajustes prevê um ganho real para toda a Brigada Militar.

COMENTÁRIO DO GRUPO CENTAURO -

 Muito justo. O Grupo Centauro, por várias vezes, pronunciou-se em defesa da verticalidade. Agora, felizmente, as categorias irão reivindicar juntas e não precisarão criar animosidades como estava acontecendo. Quanto maior o reajuste dado aos Oficiais, igualmente atingirá os subordinados. A verticalidade garante justiça salarial e unicidade à corporação. Parabéns ao Governo e ao Comando da Brigada Militar. Tudo  dependerá da proposta que o Governo apresentará aos Oficiais da Carreira de Nível Superior.



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Intromissão na Carreira de Nível Superior - Reunião dia 10/04.

Hoje, dia 10, ás 20 horas, no Clube Farrapos, a nossa reunião tratará de vários assuntos, dentre eles a tentativa de intromissão do nível médio na Carreira de Nível Superior ao propor a promoção por antiguidade de Tenentes a Capitães, ainda, definiremos a participação do Grupo nas eleições da ASOFBM.
O nosso palestrante será o Cel RR Alberto Afonso Landa Camargo com o tema:
 Autoridade: Poder/Dever. Serão abordados artigos constitucionais e legais, entre eles a criação de novas carreiras.