terça-feira, 25 de outubro de 2011

Presidente da OAB RS, Dr. Cláudio Lamachia, estará na reunião mensal do Grupo Centauro dia 16 de novembro.

 Dr. Cláudio Lamachia - Presidente da OAB
Senhores Oficiais da carreira de nível superior dia 16 de novembro – quarta feira – às 20 horas, no Clube Farrapos, a reunião mensal dos Centauros receberá o Presidente Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB RS, o Dr. Cláudio Lamachia.

O Grupo Centauro estará, mais uma vez, cumprindo a sua destinação de ser um grupo de estudos e ações proativas para ajudar a defender e fortalecer a carreira dos Oficiais de Nível Superior da Brigada Militar e atuar em apoio a BM e a ASOF.

A presença do maior número de oficiais dará a dimensão da nossa grandeza.



sábado, 22 de outubro de 2011

Homenagem ao Coronel Massot Patrono da BRIGADA MILITAR


Coronel Massot

Na sexta-feira (21/10), às 11h30, no Cemitério da Santa Casa, em Porto Alegre, o Comandante-Geral da Brigada Militar e expressivo número de Oficiais e Praças da ativa e da reserva, destacou-se um grupamento caracterizado da Reserva Altiva com suas boinas e gravatas de cor roxa, participaram da Cerimônia que lembrou os 86 anos de falecimento do Coronel Affonso Emilio Massot, patrono da BM.


 Estavam presentes o neto de Massot o Sr. Oscar Massot, o Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Rio Grande do Sul e Veneráveis Mestres e integrantes de  Lojas Maçônicas, pois o nosso Patrono também era Maçon.


Durante o discurso o neto de Massot ressaltou as qualidades e a trajetória do avô, os seus feitos como Comandante da BM e ao final, com voz embargada, bradou “Comandante não deixe os Bombeiros saírem da nossa Brigada”.

O Comandante-Geral, Cel Sérgio Roberto de Abreu, destacou o trabalho inovador do Cel Massot no comando da BM, quando implantou significativa modernização nas áreas da Educação e da Logística, bem como criou a Aviação na Brigada Militar.

Grupamento da Reserva Altiva
Em 31 de Março de 1915, o Coronel Massot recebeu, interinamente, das mãos do coronel Cipriano da Costa Ferreira, as funções de Comandante-Geral da Brigada Militar. Nessa situação, conservou-se até 18 de Maio de 1917, quando, por ato do Presidente do Estado, Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros, foi promovido ao posto de coronel e efetivado na função. Foi o primeiro oficial dos quadros da força a exercer efetivamente uma das principais funções do Rio Grande do Sul.

O Coronel Massot nasceu em 16 de outubro de 1865, na cidade de Pelotas (RS), e faleceu em 21 de outubro de 1925, em Porto Alegre. Em 20 de Outubro de 1953, através do Decreto nº 4.221, foi instituído patrono da Brigada Militar.


Parabéns ao Comando da BM pela valorização da nossa historia e o resgate da lembrança de Brigadianos que fizeram o nosso passado e fincaram raízes no solo gaúcho, para que hoje, com a cabeça erguida e o peito estufado de orgulho, possamos exigir respeito e valorização à nossa instituição e ao nosso efetivo.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Grupo Centauro é convidado a integrar a FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA SEGURANÇA PÚBLICA



O Grupo Centauro foi convidado e participou da instalação, hoje pela manhã, na Assembleia Legislativa do Estado da FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA SEGURANÇA PÚBLICA, sob a presidência do Deputado Gilberto Capoani e como membros a Deputada Zilá Breitembach e o Deputado Jeferson Fernandes. Outros Deputados já prometeram que irão participar da frente.


 Foram integrados como membros participantes a Brigada Militar, representada pelo Capitão Costa Limeira; o Grupo Centauro, representado pelo Coronel Dílson Bressan; o Ministério Público Estadual, representado pelo Promotor Davi Medina; a Polícia Civil, representada pela Delegada Patrícia; a ASOFBM, representada pelo Major Balém; a ASBOMRS -  Associação de bombeiros, resgatistas e socorristas do Estado- representada pelo seu presidente o Coronel Cláudio Núncio; a FASE, representada pelo Coronel Omar Cogo; a ABAMF, representada pelo Soldado Lucas; a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por um assessor; o presidente do Sindicato dos funcionários da SUSEPE; a ONG Brasil sem Grades; a FRACAB e, ainda, outros representantes. Ficou acordado que outras instituições e representações da sociedade poderão participar.


 Ficou decidido que os membros da frente irão visitar o Secretário de Segurança, o Cmt Geral da BM, o Chefe da Polícia Civil, o Diretor do IGP, o Superintendente da SUSEPE, o Procurador Geral de Justiça do Estado e outras autoridades que serão indicadas nas próximas reuniões. Serão feitas visitas aos presídios começando pelo Central e após e o de Caxias do Sul.


  Os presentes usaram da palavra expondo os problemas e fazendo duras críticas aos sucessivos governos que abandonaram a segurança pública. Foi esclarecido que a cada ano o Estado investe menos em segurança. Foi também constatado que o orçamento do ano que vem destina menos recursos do que este ano. 

CONVITE – Lembrança dos 86 anos de falecimento do Coronel Massot.

O Grupo CENTAURO recebeu o convite abaixo do Sr. Cmt Geral e repassa aos Srs. Oficiais, solicitando o comparecimento.
De: Gabinete do Comandante Geral <gcg@brigadamilitar.rs.gov.br>
Data: 18 de outubro de 2011 14:05
Assunto: Convite BM - Cel Affonso E. Massot
Para: ".'.LFVL - Silveira" <jsilveira@brigadamilitar.rs.gov.br>, "oficialcentauro@gmail.com" >

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SSP - BRIGADA MILITAR
GABINETE DO COMANDANTE-GERAL
Porto Alegre, 18/10/2011.

Do Comandante-Geral da Brigada Militar
Aos Srs Oficiais dos grupos CENTAURO e PAPO ROXO

           Ao saudar cordialmente V. S.ªs, venho convidá-los a juntarem-se conosco e à Família Massot, em cerimônia pelos 86 anos de passagem ao Oriente Eterno do nosso insigne Patrono, Cel Affonso Emílio Massot.
           O ato ocorrerá no dia 21 de outubro, próximo, às 11:30hs, no Cemitério da Santa Casa.
           A presença dos Srs. revestirá do mais alto simbolismo, como sempre o fazem, nesta Corporação que é legado de nossas vivências.
          Atenciosamente,
          
SERGIO ROBERTO DE ABREU - Cel QOEM
Comandante-Geral da Brigada Militar

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Almoço de confraternização com o Comandante Geral

Cel Bressan, Cel Sílvio, TCel Ricardi, Cel Sérgio-Cmt G, Alberto Kopittke e Cel Geronimo

Hoje 18 de outubro, oficiais Centauros participaram do almoço de confraternização, no Clube Farrapos, com o Comandante Geral e Oficiais Comandantes dos Comandos e Unidades da Corporação. Esse encontro é realizado mensalmente as terceiras terças feiras e visa aproximar e estreitar os laços de camaradagem e amizade entre os Gestores da Brigada Militar.

A participação é voluntária e cada um paga a sua despesa, basta entrar em contato com a Comunicação Social e avisar da sua presença, com antecedência.

No encontro de hoje também participaram representantes de entidades ligadas aos efetivos Policiais Militares, como Associações de Classe, MBM, SICREDI-MIL, IBCM e ainda outras Instituições. 

 Cel Rudy recebe em nome do SICREDI.
O Cmt Geral presenteou Unidades e Instituições com Banners promocionais da Brigada Militar contendo caracteres relativos as atividades executadas.



CONVITE
Os Centauros convidam os Oficiais a comparecerem dia 24 – segunda feira – no Clube Farrapos para o jantar de comemoração do aniversário do Coronel Sérgio Abreu, Comandante Geral. Entrem em contato com a Comunicação Social da BM e comunique da sua presença, com antecedência.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Grupo Centauro visita o Presidente da OAB/RS

Clique na foto para ampliar.

Na tarde de hoje, 11 de outubro, integrantes do Grupo Centauro, cumprindo a sua destinação de ajudar a defender e fortalecer a carreira de nível superior da BRIGADA MILITAR, foram recebidos, na sede da OAB/RS, pelo Presidente, Dr. Claudio Pacheco Prates Lamachia que estava acompanhado da Secretária-geral, Dra. Sulamita Terezinha Santos Cabral e da Secretária-geral adjunta, Dra. Maria Helena Camargo Dornelles.

Após uma breve exposição feita pelos Cel RR Cláudio Núncio, Cel RR Leo Antônio Bulling, Capitão Rafael Barcellos Venturella e Capitão João Marcelo dos Santos Gonçalves, que deixou os integrantes da OAB presentes surpresos e entusiasmados com as atividades desenvolvidas pelos Oficiais da Carreira de Nível Superior, bem como a qualificação profissional desenvolvida pela Brigada Militar em relação aos seus Oficiais. 

O Presidente da OAB ficou surpreso também ao saber que para ingresso na Carreira há a necessidade de sete anos de formação, sendo cinco do curso de direito e mais dois do Curso de Formação de Oficiais na BM. Surpreendeu-se mais ainda quando soube que existe durante a carreira, para atingir os Postos subsequentes, cursos intermediários.

O Dr. Lamachia disse que como para ingresso na carreira de nível superior da BM é necessário o Curso de Direito, ele Presidente da OAB, sugeria a participação da OAB, como membro da Comissão de Seleção ao Concurso, seguindo o exemplo de outras carreiras jurídicas.

O Presidente da OAB manifestou interesse em participar de uma reunião do Grupo Centauro, bem como se comprometeu a dar apoio a Carreira dos Oficiais e divulgá-la entre os integrantes dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Reunião do Grupo Centauro recebe o deputado JOSÉ SPEROTTO

Clique na foto para ampliar.

No dia 04/09, o Grupo Centauro recebeu na sua tradicional reunião, no Clube Farrapos, o Deputado Estadual JOSÉ SPEROTTO que foi, desta vez, o convidado do Programa de Relacionamento Parlamentar do Grupo Centauro. Outros Deputados serão convidados para ouvir nossas preocupações, conhecer a nossa história e apresentar seus questionamentos e pensamentos sobre as questões institucionais e de ordem pública. Da mesma forma, é uma oportunidade para que os Oficiais da carreira de Nível Superior da Brigada Militar conheçam os parlamentares e o seus perfis políticos.

O Deputado Sperotto é o Vice Presidente da nossa Assembleia Legislativa e estava no exercício da Presidência, também é integrante da Comissão de Segurança e Serviços Públicos e pertence a base aliada do governo como Deputado do PTB.


O coordenador da reunião informou ao deputado e aos presentes os objetivos e propósitos do Grupo Centauro. A cada reunião o Grupo tem novas presenças. Foi explicada a estrutura do quadro dos oficiais de nível superior e quais os postos que integram esse quadro. Foi, detalhadamente, mostrado ao parlamentar e aos presentes que o Grupo Centauro existe para apoiar o Comando da BM e a ASOFBM e todas as boas iniciativas que valorizem a nossa carreira, debater e discutir questões da carreira, tomar posições e difundir a importância dos servidores de nível superior da Brigada Militar, a partir do posto de Capitão, cujo requisito exigido é o bacharelado em direito.

Foi lembrado que na BM existem três categorias representadas por suas respectivas entidades: A ASOFBM representa os oficiais de nível superior; a ASSTBM os Sargentos e Tenentes; e a ABAMF os cabos e soldados.  Foi dito ao deputado que, apesar da constituição estadual prever uma isonomia salarial, há uma defasagem salarial considerável entre Oficiais da BM e Delegados de Polícia, e uma disparidade enorme entre o Capitão e o Delegado de primeira - Capitão R$ 4.780,83 e o Delegado de 1ª R$ 7.094,98 - cargos iniciais das carreiras policiais estaduais. O Deputado afirmou que não tinha conhecimento dessa grave disparidade.

Também foram reafirmados os motivos pelos quais os oficiais estão lutando pelo reconhecimento da paridade com as demais carreiras jurídicas e da função essencial à justiça para harmonizar o sistema de preservação da ordem pública.

O Coordenador afirmou, em nome do grupo, que nada se faz sem uma ampla divulgação e com muito diálogo com aqueles que participam do processo de decisões e por esse motivo a presença do parlamentar é honrosa e necessária para aumentar as relações de cordialidade, confiança e trabalho.

O Deputado SPEROTTO contou a sua história política que é baseada, principalmente, na região carbonífera do estado e falou da sua luta em favor dos transportes, da educação, da segurança nas rodovias, do desenvolvimento social e a preocupação com a saúde pública. Enalteceu suas ligações com segmentos da Brigada Militar e se mostrou aberto e interessado com os anseios e indagações dos oficiais presentes. Disse que é coordenador parlamentar das micro e pequenas empresas. Seu norte é alcançar o desenvolvimento para buscar as oportunidades e assim garantir o futuro dos jovens para que possam encontrar seus espaços.

A reunião entrou no espaço de perguntas e debates. Foi perguntado ao Deputado qual a visão da segurança pública que ele tem como deputado estadual. Respondeu que é básico para qualquer governo a saúde, a educação e a segurança. Entretanto, o governo se preocupa com outras coisas e deixa de fazer o principal. A saúde está muito doente. A sensação de segurança é a pior possível. Informou que a Comissão de Segurança da assembleia estará no dia 07/10 no município de Barra do Ribeiro para debater a segurança em audiência pública e terá a  participação do Cel Verlindo. Convidou os presentes.

Foi lembrado ao parlamentar que a importância que o Estado dá ao policial está na razão direta do salário pago a ele. Foi bem salientado que é do salário que ele alimenta a sua família e precisa manter a sua autonomia. Elogios e medalhas não alimentam, não garantem moradia e não sustentam necessidades.  Uma das virtudes da BM é sua história feita por homens dedicados e corajosos que precisam muito mais do que promessas e elogios, mas de reconhecimento salarial e respeito.

O deputado SPEROTTO declarou que: “na democracia gostando ou não gostando de política, se vive com política e é com a política que se resolve as coisas”. Colocou-se como parceiro do Grupo Centauro, afirmou que a estratégia de ouvir os parlamentares é correta e sugeriu que a categoria dos Oficiais da BM se faça representar dentro da AL-RS com uma assessoria parlamentar. Assim procedem o Exército, o MP, a defensoria e outras categorias. A vantagem desta ligação é que facilita o diálogo, aproxima as entidades dos deputados e agrega conhecimentos mútuos necessários às reivindicações.

Sperotto, face outro compromisso por estar na Presidência da AL, retirou-se às 21h40min e os presentes passaram a debater vários assuntos, dentre os quais um boato de que o Grupo Centauro seria contra a inserção do Capitão no realinhamento salarial pleiteado pelos demais Oficiais. O Grupo Centauro já há quase dois anos tem como objetivo principal a correção da injustiça que foi feita com o posto inicial da nossa carreira.

É conveniente conferir a matéria publicada no Blog do Grupo Centauro no inicio deste ano no dia 13/ 04/2011, quando recebemos o Presidente da AsOfBM TC Ricardi:

Trecho da publicação diz:

“Durante o encontro o plenário sugeriu ao Presidente da AsOf as seguintes  providencias:

1. Investimento nos meios de comunicação para divulgar a Carreira de Oficiais de Nível Superior da BM;

2. Designar para conceder entrevistas nos meios de comunicação apenas Oficiais preparados e com conhecimento pleno do assunto a ser tratado;

3. Aproveitar o momento dos debates e discussões sobre temas salariais e de previdência para exigir o restabelecimento da paridade salarial do Capitão de Polícia Militar que recebe R$ 4.780,83, com o Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe que recebe R$ 7.094,98;

4. Encaminhar ao Governo do Estado e aos Parlamentares Anteprojeto de Lei estabelecendo a paridade entre as CARREIRAS DOS SERVIDORES MILITARES ESTADUAIS DE NÍVEL SUPERIOR e dos Delegados de Polícia Civil com as demais carreiras Jurídicas do Estado.

5.Encaminhar correspondência aos Deputados Estaduais, individualmente, solicitando não aceitarem o regime de urgência de qualquer projeto sobre previdência, possibilitando assim uma melhor discussão sobre as matérias.”  Clique aqui para ler na íntegra.

        
Ao final foi servido o tradicional jantar de confraternização.
.'.   

  

O CAPITÃO - NOSSO OBJETIVO MAIS IMEDIATO


o grupo centauro lembra a todos que tem um compromisso firmado com os capitães da brigada militar desde antes de sua criação, quando era APENAS um grupo de oficiais ABNEGADOS QUE se reuniu para montar a campanha para as eleições da ASOFBM 2010, PROMETENDO UMA VISÃO AMPLA, VISIONÁRIA E ATIVISTA NA CONDUÇÃO DA NOSSA ENTIDADE REPRESENTATIVA. ESTE MESMO GRUPO, APESAR DE PERDER AS ELEIÇÕES, AINDA SE MANTEM COESO E FIRME NOS SEUS IDEAIS, LUTAS E PROPOSTAS.

  

FOI DADA PUBLICIDADE DESTE COMPROMISSO.


A POSTAGEM NA ÍNTEGRA: 


blog silvio-bondan asofbm 2010-TERÇA-FEIRA, 4 DE MAIO DE 2010


Lá no nosso Plano de Gestão, entre os objetivos específicos a serem buscados, está em primeiro e mais imediato - o resgate e a paridade salarial do Capitão da Brigada Miltar. É o mais urgente dos objetivos por ser o elo inicial que eleva a carreira dos Oficiais da Brigada Militar ao nível superior e à carreira jurídica e que sedimenta o caminho para a busca de outros direitos. 


http://silvio-bondan.blogspot.com/2010/04/conheca-o-plano-de-gestao-do-grupo.html

O tempo nos remete a uma omissão da categoria. Mesmo tendo sido atendida a exigência do pré-requisito do bacharelado em Direito e mais dois anos de Curso Superior de Polícia Militar (antigo Curso de Formação de Oficiais), o Oficial investido no posto de Capitão da Brigada Militar permaneceu no limbo, esquecido e distante da paridade salarial com o grau inicial da carreira do Delegado de Polícia Civil, com quem mantinha uma paridade histórica. Além disto, como posto intermediário na estrutura militar, ficou muito aquém da remuneração do Major, considerado um Oficial Superior. Até agora, desde que se iniciaram as exigências do bacharelado em direito (o mesmo pré-requisito exigido para delegado de polícia e demais carreiras jurídicas do Estado) para os concursos para Oficial da Brigada Militar, os propósitos da idéia inicial ficaram adormecidos e sem continuidade. 

Por estes motivos, o Grupo Silvio-Bondan estabeleceu como objetivo imediato e mais urgente do seu Plano de Gestão: o resgate do Capitão da Brigada Militar, com a recuperação da paridade salarial e dos direitos e prerrogativas inerantes aos posto, cargo, função e autoridade policial militar. 

Assim que for restabelecida esta justiça salarial e estrutural, o Grupo Silvio-Bondan estará encaminhando projetos para a remuneração por subsídios que é nosso segundo objetivo estratégico, com o fim de alcançar a paridade, o valor e o mesmo tratamento dado às demais carreiras jurídicas do Poder Executivo.


FONTE: http://silvio-bondan.blogspot.com/2010/05/o-capitao-nosso-objetivo-mais-imediato.html

domingo, 2 de outubro de 2011

POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE


Segundo informação que o Grupo Centauro recebeu, em reunião realizada no inicio da noite desta terça-feira, 27, o secretário de Administração, Dr. José Anselmo, apresentou uma proposta não oficial do governo do estado.

 Ao verem a proposta, os presidentes de associações não aceitaram, pois o valor e tempo estavam bastante abaixo da expectativa da categoria.

 O secretário de Administração, Dr. José Anselmo, solicitou que as associações apresentassem uma proposta na reunião que acontecerá no próximo dia 10 de outubro, às 16:00 horas, dando inicio a uma negociação de valores do subsídio.

 CLIQUE  NO QUADRO PARA AUMENTAR


Quanto a nós do extremo Sul, ainda remamos para sair do mísero último lugar em remuneração, sem perspectiva de ver nossos objetivos alcançados, a menos que continuemos pressionando o Governo.