quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mulheres da Brigada Militar completam 25 anos de farda


Clique na foto para ampliar.

Oficiais da primeira turma feminina de Policiais Militares receberam homenagem 

ontem na capital. 

                                    - Humberto Trezzi, Zero Hora 20/04/2011

Elas são de um tempo em que batom, só se fosse discreto. Brinco, só se não ultrapassasse o lóbulo da orelha. Durante 10 anos, serviram em quartéis apenas em companhia de outras mulheres, ganhando o direito de acompanhar os homens apenas em 1997. Sim, os tempos pioneiros das mulheres que decidiram usar farda para defender a sociedade eram mais rígidos, menos igualitários, lembram as sete primeiras oficiais a se graduarem na Brigada Militar, que ontem receberam homenagem pelos 25 anos de serviços prestados à corporação.

Foi em 17 de fevereiro de 1986 que Janete, Carmem, Sílvia, Silvana, Ana, Bianca e Cristine desafiaram a história e começaram a mudar o destino da BM, ingressando na primeira turma feminina da academia. Hoje, a BM conta com 2.406 mulheres. Majores e todas na faixa entre os 40 e os 50 anos de idade, elas sonham com mais.

– Se a BM quiser mesmo prestigiar e igualar as mulheres aos homens, tem de escolher uma de nós para o posto de coronel. Todas, de preferência. Eu vesti a farda com essa meta e vou tentar até o último dia – declara Bianca Burger, que atua na Direção de Ensino da Academia da Polícia Militar e foi uma das homenageadas ontem, no Quartel-General da BM em Porto Alegre, por iniciativa da Associação de Oficiais da BM.

Crédito para disputar vaga com os homens, todas acreditam que têm. Bianca estava até pouco tempo atrás no 20º Batalhão de Polícia Militar, no Sarandi, que entre os PMs é conhecido pela periculosidade. Antes disso, serviu sete anos no 11º BPM (também na complicada Zona Norte), no 1º (Zona Sul) e no 9º (Centro). Com exceção do 20º, a major Cristine Rasbold também passou pelas outras unidades, todas “linhas de frente” do combate à criminalidade no Estado. Hoje Cristine é diretora do Colégio Tiradentes, ligado à BM e um dos campeões em aprovações no vestibular no Rio Grande do Sul.

– Quando nos formamos, a ordem era apenas trabalhar com crianças e idosos. Mas aí o comando percebeu que as ocorrências criminais aparecem para todos. Hoje as mulheres estão prendendo e atirando quando necessário – compara Cristine.

Postos do Estado-Maior ao Colégio Tiradentes

Quando as sete se formaram, em 24 de julho de 1987, ingressaram na 1ª Companhia de Polícia Feminina, com sede dentro do 9° BPM, na Praia de Belas. Era a única unidade da BM com mulheres. Dali se espalharam. Hoje ocupam postos inimagináveis à época: Sílvia Bitencourt e Carmen Andreola atuam na Casa Militar, Ana Haas, no Estado-Maior da BM, Cristine no prestigiado Colégio Tiradentes, Janete Ferreira no Departamento de Patrimônio e Logística, Bianca ensina outros oficiais na Academia e Silvana Reichten foi a única que decidiu voltar a ser civil – optou por incorporar ao soldo uma Função Gratificada e passou à reserva remunerada.

– A BM nos fez o que somos. E nós ajudamos a melhorar a BM – resume Sílvia, que hoje suspira ao ver a filha adolescente, Luísa Moiano, vestir uniforme e boina do Colégio Tiradentes.

AS DESBRAVADORAS - Quem são as mulheres pioneiras na BM, homenageadas ontem, 25 anos após o ingresso

1) Márcia Costa Soares –  psicóloga, ingressou na BM em 1987 e logo largou a farda. Hoje atua em sua profissão original, na Cidade do México.

2) Major Janet e Consuelo Ferreira – Formada em Serviço Social, atua no Departamento de Patrimônio e Logística da BM. Tem duas filhas, é casada com um coronel da BM.

3) Major Carmen Andreola – Formada em Enfermagem, atua na Casa Militar. 

4) Major Silvia Vissott Bitencourt – Formada em Bioquímica, atua na Casa Militar. Tem uma filha que estuda no colégio da BM.

5) Major Silvana Rechten – Formada em Nutrição, foi para a reserva em fevereiro deste ano. Tem duas filhas.

6) Major Ana Haas – Formada em Educação Física, está no Estado-Maior da BM. Sem filhos.


7) Major Bianca Inês Garcia da Silva Burger – Formada em Estudos Sociais, atua na Direção de Ensino da Academia da Polícia Militar. Com dois filhos.


8) Major Cristine Rasbold – Formada em Direito
“Os resultados obtidos evidenciam que o estilo de comando das oficiais da BM/RM/POA tem uma tendência ao Estilo de liderança feminina; que apresenta, de forma mais destacada, padrões de comportamento que propiciam: maior confiança entre superior e subordinado, ligações com subordinados na forma de rede, apoio aos subordinados, relacionamento aberto e franco, maior aproveitamento das idéias dos subordinados, responsabilidade compartilhada, criatividade, trabalho em equipe, sentido multidirecional da comunicação, participação real dos subordinados, adaptabilidade e/ou facilidades para mudanças.”(Julio Cezar Dal Paz CÔNSUL, mestrado de Administração pela UFRGS.1999. “Estilo de comando das oficiais da Brigada Militar da região metropolitana de Porto Alegre”)


Assim, com este texto, o Grupo Centauro parabeniza a turma pioneira e todas as mulheres Oficiais da Brigada Militar pelo encantamento profissional e potencial técnico que caracterizam o modo ímpar de liderar, executar as tarefas operacionais e desenvolver gestão administrativa sempre com dedicação e competência que honram a todos os integrantes homens e mulheres da gloriosa Brigada Militar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário